Novo dono de fábrica da Eldorado adia projeto de expansão - DOURADINA NEWS - 5 ANOS NA LIDERANÇA!

22º min
32º min



Douradina - MS, terça-feira, 19 de setembro de 2017

Novo dono de fábrica da Eldorado adia projeto de expansão

Prioridade será integrar as duas companhias

Publicado em: 05/09/2017 às 13h47

correiodoestado

Novo dono de fábrica da Eldorado adia projeto de expansãoPrioridade será integrar as dFábrica foi vendida ao grupo Paper Excellence - Divulgação

O projeto de expansão da fábrica de celulose da Eldorado Brasil pode demorar para ser retomado. A companhia foi comprada neste fim de semana pela empresa Paper Excellence (PE), da Holanda e que pertence aos mesmos donos da gigante indonésia Asia Pulp and Paper (APP).

Em um primeiro momento, a aquisição foi de 34% da companhia e a projeção é de que todo o processo de conclusão seja realizado em 12 meses, o que praticamente descarta a possibilidade de retomada do projeto de expansão no curto prazo.

Anunciada em 2015, a construção da segunda linha de produção chegou a ser iniciada pela companhia, mas as obras pararam após a conclusão da terraplanagem e a construção do novo pátio de madeira por falta de investidores. A expectativa é de que a venda da fábrica a grupo estrangeiro pudesse agilizar o processo de
expansão.

No entanto, a ampliação já foi adiada. Em entrevista concedida ao Valor Econômico, o presidente-adjunto da PE, Pedro Chang, informou que a prioridade da Paper Excellence é a integração com a Eldorado.

“Integrar nossa operação e, depois, melhorá-la. Queremos ver a eficiência, a produtividade. Também queremos fazer a integração com a equipe da Paper Excellence. Quando aparecer a oportunidade, sempre vamos querer maximizar o valor para os ‘stakeholders’ (público estratégico) na expansão da companhia, na melhoria da capacidade”, declarou.

Orçada em R$ 10 bilhões, a construção da segunda linha aumentaria a produção de celulose da fábrica para quatro milhões de toneladas de ao ano, um incremento de 2,5 milhões ao ano.