Governo antecipa regras de concurso para PM e Bombeiros - DOURADINA NEWS - 5 ANOS NA LIDERANÇA!

22º min
32º min



Douradina - MS, domingo, 25 de fevereiro de 2018

Governo antecipa regras de concurso para PM e Bombeiros

Serão 650 vagas para as duas corporações

Publicado em: 26/01/2018 às 08h31

CORREIO DO ESTADO

Edital deverá ser lançado em breve pela comissão organizadora - Foto: Divulgação/Governo

O governo do Estado, através da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), publicou na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial, a composição da comissão que ficará responsável pela organização do concurso público para provimento de 450 vagas na Polícia Militar e 200 vagas para o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. O anúncio vem antes do previsto originalmente.

Caberá às comissões organizadoras, a elaboração dos editais dos respectivos certames, especificando as normas e procedimentos para a seleção dos candidatos, bem como, o cronograma de execução e, após sua publicação, a condução do concurso até a sua homologação.

O secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, antecipa que para o Corpo de Bombeiros serão destinadas 23 (vinte e três) vagas do Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Oficiais Combatentes; 153 (cento e cinquenta e três) vagas do Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças; 12 (doze) vagas do Quadro de Oficiais de Saúde e 12 (doze) vagas do Quadro de Oficiais Especialistas;

Para a Polícia Militar serão 50 (cinquenta) vagas do Curso de Formação de Oficiais; 388 (trezentas e oitenta e oito) vagas do Curso de Formação de Soldados e 12 (doze) vagas do Quadro de Oficiais de Saúde.

Para se inscrever nos concursos tanto da PM como do Corpo de Bombeiro os candidatos civis deverão possuir até a data de encerramento das inscrições a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos (de 18 anos até 18 anos, 11 meses e 29 dias) e, no máximo, de 30 (trinta) anos completos (de 30 anos até 30 anos, 11 meses e 29 dias) para os Concursos para ingresso no Curso de Formação de Soldados e de Oficiais Combatentes. Por seu turno, para ingresso nos quadros de Oficiais de Saúde e de Oficiais especialistas de ambas as corporações, os candidatos deverão possuir a idade máxima de 34 anos (34 anos a 34 anos, 11 meses e 29 dias).

Para os candidatos militares que já pertençam à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros Militar, não será exigida idade mínima ou máxima, no entanto, os candidatos deverão possuir na data de encerramento das inscrições, no máximo, 20 anos de efetivo serviço na respectiva Corporação.

Para as duas  instituições os concursos terão as seguintes fases: Fase 1 – Prova Escrita de Conhecimentos, de caráter classificatório e eliminatório; Fase 2 –  Exame de Aptidão Mental (Exame Psicotécnico), de caráter eliminatório; Fase 3 – Exame de Saúde, de caráter eliminatório; Fase 4 – Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório; Fase 5 –  Investigação Social, que abrangerá, também, a investigação da vida pregressa social, civil e criminal, de caráter eliminatório e Fase 6 – Prova de Títulos, exclusivamente nos concursos para ingresso nos Quadros de Oficiais de Saúde e de Oficiais Especialistas.