Falta de chuva pode prejudicar até 40% da safra do milho - DOURADINA NEWS - 5 ANOS NA LIDERANÇA!

22º min
32º min



Douradina - MS, quinta-feira, 19 de julho de 2018

Falta de chuva pode prejudicar até 40% da safra do milho

Publicado em: 10/05/2018 às 07h30

correio do estado

(Foto: Arquivo/Vinicios Araújo)

Após praticamente 40 dias sem chuva em Dourados, escassez ameaça prejudicar produtividade do plantio do milho em até 40%. A estimativa é do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Carlos Ricardo Fietz. 

Em entrevista ao Dourados News, o especialista explicou que os solos da região estão com apenas 20% da água total disponível. 

“Considerando uma profundidade de um metro, seriam necessárias chuvas de, pelo menos, 75 mm para que os solos atinjam novamente a condição ideal de umidade” afirmou.

Fietz explica que, apesar da estimativa média depender da data de plantio, muitas lavouras na região estão passando por uma situação “crítica” em relação a necessidade de recurso hídrico. 

PREVISÃO DE MELHORA

O pesquisador conta que uma massa de ar seco prejudica a entrada de uma porção de ar frio que vem do sul do País para a região de Mato Grosso do Sul. Isso tem impedido a incidência de chuvas, mantendo o prolongamento do período de estiagem.

“Há previsão que na próxima sexta-feira uma frente fria irá romper esse bloqueio. Em caso afirmativo, as chuvas deverão voltar e as temperaturas também deverão baixar, principalmente no período da tarde que tem apresentado temperaturas acima de 30°C, o que não é normal para essa época do ano” concluiu Fietz.

A última chuva registrada em Dourados pelo Guia Clima da Embrapa aconteceu no último dia 21 com 2.8 milímetros acumulados, porém, é desconsiderada aos olhos dos pesquisadores pelo baixo volume pluviométrico e por ter atingido regiões isoladas da cidade.