Professor Jean lança pré candidatura a reeleição em Douradina. - DOURADINA NEWS - 5 ANOS NA LIDERANÇA!

22º min
32º min



Douradina - MS, segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Professor Jean lança pré candidatura a reeleição em Douradina.

Publicado em: 31/08/2020 às 19h15



Na manhã do último domingo o prefeito professor Jean de Douradina lançou através das redes sociais a sua pré candidatura a reeleição para o pleito 2021/2024 e o Douradina News aproveitou para fazer uma entrevista com ele.

Jean Sérgio Clavisso Fogaça, nasceu em 12/06/1979, sendo o segundo filho do casal de professores Sérgio e Dirce Fogaça que na década de 70 vieram para Douradina em busca de trabalho e oportunidade. Jean é douradinense de nascimento e de coração e foi criado brincado pelas ruas de então chão batido dessa cidade e pelo pátio da escola estadual Barão do Rio Branco.

Foi aluno da escola Estadual Barão do Rio Branco da primeira série ao terceiro ano do curso de contabilidade,cursou Geografia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, casou com a também professora Elismar Caminha e é pai da Maria Clara sua unica filha.

Anos mais tarde voltou a escola Barão do Rio Branco, agora como professor aprovado em concurso público, trabalhou em sala de aula, foi diretor por 6 anos e presidente do Sindicato dos trabalhadores em Educação de Douradina.
Em 2016 foi candidato único  a prefeitura de Douradina sendo eleito com quase 85% dos votos válidos, votação inédita que ele credita ao excelente trabalho como gestor tanto na Escola Barão como no Sindicato.


Jean quando surgiu a ideia e a vontade de ser candidato a prefeito de Douradina?

Ainda com meus 6 anos brincava diariamente ao lado do mercado do meu pai em cima de prateleiras sem uso e gostava de fazer discursos e vários fregueses comentavam com meu pai que eu um dias seria prefeito de Douradina. Mais tarde ainda na Universidade, conhecendo mais a fundo a realidade do nosso pais voltei a sentir esse desejo, porém foi como diretor da Escola Barão que essa vontade foi se tornando mais forte, ao perceber que eu podia realmente  trabalhar para melhorar a vida da nossa comunidade e do nosso município.


Qual foi a maior dificuldade que vc enfrentou para colocar o seu nome a disposição em 2016?

Na verdade tudo começou ainda em 2015 e pessoalmente as duas maiores dificuldades foram primeiro convencer minha familia, principalmente minha mãe Dirce e minha esposa Elismar e depois um grande desafio foi vencer a minha timidez, apesar de ser professor, ter facilidade com a oratória sempre fui muito tímido e isso até hoje é um desafio para mim.


Você falou que tudo começou em 2015, conte um pouco desse momento.

Desde que esse desejo de ser candidato a prefeito se tornou mais forte, a primeira coisa que fiz foi começar a estudar Gestão Pública, fazendo cursos, lendo livros, participando de palestras e aprendendo sobre o assunto, como professor sabia que não bastava ter desejo de fazer o bem para população e ser eleito só isso não seria o suficiente para fazer uma gestão de qualidade,eu precisava saber das leis, conhecer todo o sistema que compõe a administração pública, que e algo muito mais complexo do que administrar uma escola,um sindicato ou um orçamento familiar. E a partir de então tracei metas e objetivos.


Quais seriam essas metas e objetivos?

A minha primeira meta era trabalhar para ser candidato a prefeito em 2020.
Me filiei a um partido novo, pois tinha como objetivo construir uma nova história para Douradina e passamos a trabalhar na campanha do deputado Lidio Lopes.
Diante da conjuntura politica do município e do estado antecipamos a candidatura para 2016 e aqui estamos hoje.


Jean faz uma breve retrospectiva desses 3 anos e 8 meses de mandato.

Os dois primeiros anos de mandato foram de grandes desafios, com retração e crise econômica no pais, mas com austeridade, planejamento e gestão conseguimos caminhar mantendo as contas em dias e ao mesmo tempo buscando recursos junto ao governo do estado e federal.   A partir daí começamos a colher os frutos plantados nesses dois primeiros anos: asfato na Vila Poupou, Vila Nova, Jardim das Primaveras, Distritos de Bocajá e Cruzaltina, Vila Muruim e Parque das Araras ( em andamento), reforma, ampliação e parquinho na Escola Mirena, consultório  odontológico e barracão pré moldado no Cei Arte e Vida, academia ao ar livre na Aldeia, Muruim e Vila Sapé, Academia da Saúde. Também renovamos toda frota da Saúde e implantamos atendimento de especialistas.

Trabalhamos e conseguimos atender mais de 100 produtores rurais com açudes em suas propriedades, o que gera renda para o pequeno produtor, fizemos ainda a manutenção continua das estradas para garantir o escoamento da produção agrícola.

Dentre todas essas obras e aquisições demos condições dignas de trabalho para os coletores de lixo com um caminhão compactador, foram 40 anos de espera mas finalmente o sonho se tornou realidade.

Se Deus quiser concluiremos o ano de 2020 com 100% das ruas da cidade asfatadas, além da reforma e ampliação do Ginásio  Poliesportivo Municipal e a tão sonhada arquibancada e iluminação do Estádio Sansão.

E não para por ai, temos já recursos garantidos pelo governo do estado para a iluminação, canteiro central e pista de caminhada no trajeto da Muruim a entrada de Douradina, além do termino da MS que liga Bocajá a Br 163.

No lazer deixamos nossa marca histórica de três shows nacionais consecutivos na Festa Agostina o que movimenta todo o comércio local, além da retomada das Feirinhas, campeonato municipais de alto nivel de competitividade e organização, o que sem dúvida é lazer saudável para nossa juventude.

Como professor que sou tenho orgulho em dizer que por três anos consecutivos entregamos uniformes e kit escolar para todos os alunos no primeiro dia de aula, merenda de qualidade e valorização salarial.

Me sinto realmente feliz por essas inúmeras conquistas, conquistas essas que só foram possíveis porque temos uma Câmara de vereadores em sua maioria que trabalha pelo bem comum, uma equipe de trabalho eficiente e comprometida e funcionários públicos que honram o trabalho que exercem.


Qual o seu o objetivo para um possível próximo mandato?

O nosso município vive hoje um momento impar, caminhando de forma organizada, executando projetos em todos os setores que vem de encontro ao anseio da população, nosso objetivo além de manter e ampliar o que ja temos agora é focar no desenvolvimento econômico, através da busca de empresas e indústrias que tenham o interresse de investir no município de Douradina para geração de emprego e renda para os douradinenses.


Como cidadão douradinense qual o seu maior sonho?

Já foi um sonho hoje é uma realidade, um município organizado, tranquilo, cada vez mais próspero onde a população possa dizer como eu digo hoje" Tenho orgulho de viver aqui, eu sou + Douradina."