Para receber medula de irmã, adolescente de 15 anos precisa de doações de plaqueta - DOURADINA NEWS - 5 ANOS NA LIDERANÇA!

22º min
32º min



Douradina - MS, quinta-feira, 25 de abril de 2019

Para receber medula de irmã, adolescente de 15 anos precisa de doações de plaqueta

Menino tem leucemia e está em coma induzido no Hospital Regional

Publicado em: 16/05/2016 às 07h57

correio do estado

Adolescente com a irmã, compatível para doação de medula - Divulgação

Em tratamento contra leucemia e com a irmã, de 12 anos, compatível para doação de medula óssea, o estudante Hernã Ariel Moraga, de 15 anos, pegou uma infecção e está em coma induzido no Hospital Regional de Campo Grande. Para se recuperar e conseguir fazer o transplante, ele precisa de doações urgentes de plaquetas de sangue.

Elizabeth, professora do estudante, disse que ele descobriu a leucemia quando tinha 13 anos e o tratamento foi feito inicialmente com medicamentos, no ano passado, na Capital. Ele melhorou e retornou para Paranhos, cidade onde mora, para continuar o acompanhamento lá, porém, a doença piorou no começo deste ano.

Por conta da piora, o tratamento com remédios não deu mais resultado e médicos disseram que apenas o transplante poderia curar a leucemia.

Em março, familiares e amigos iniciaram um campanha para doação de medula óssea, chamada “Seja você a mudança na vida de alguém”. No mesmo mês, exames demonstraram que a irmã do menino é compatível.

Ele iniciou um tratamento para receber o transplante, mas no fim de semana passado, se sentiu mal e foi internado no Regional. “Ele está com infecção nos dois pulmões e uma bactéria que os médicos não conseguem descobrir. Ele está muito frágil para tomar remédios fortes e está em coma induzido”, disse a professora.

Com a infecção, as plaquetas do estudante tiveram redução e ele precisa, urgentemente, de doações. Como o sangue dele é A positivo, a preferência é para esse tipo sanguíneo. Porém, quem tiver sangue nas tipagens A- e O- também podem fazer a doação no nome do menino.

“Ele precisa de doações urgentes, porque precisa de várias bolsas de sangue para fazer a de plaqueta", disse a professora.

DOAÇÃO

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter no mínimo 55 quilos, estar bem de saúde e bem alimentado e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Os doadores devem se dirigir ao banco de sangue levando documento oficial com foto.

O Hemonúcleo do Hospital Regional funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, na Avenida Engenheiro Luthero Lopes, 36, no Bairro Aero Rancho. Doações também podem ser feitas no Hemosul e no banco de sangue da Santa Casa.

É necessário informar o nome do adolescente, Hernã Ariel Moraga, quando for fazer a doação