Operação da PF cumpre dois mandados de prisão em MS - DOURADINA NEWS - A NOTÍCIA COM CREDIBILIDADE!

22º min
32º min



Douradina - MS, sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Operação da PF cumpre dois mandados de prisão em MS

Publicado em: 19/02/2019 às 11h12

douradosnews

Da Redação Foto: Midiamax

Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em Mato Grosso do Sul dentro da Operação Fantoche, desencadeada na manhã desta terça-feira (19/2). De acordo com o site Midiamax, um dos lugares visitados pela Polícia Federal é a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

Conforme a PF, a ação conta com o apoio do Tribunal de Contas da União e, ao todo, com a participação de 213 policiais federais e 8 auditores do TCU cumprindo 40 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão temporária.

Além do MS, os fatos ocorrem nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Distrito Federal e Alagoas.

Investigações

Segundo as investigações, um grupo de empresas, sob o controle de um mesmo núcleo familiar, atuou de forma contínua, desde o ano de 2002, executando contratos firmados por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do intitulado “Sistema S”.

Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400 milhões decorrentes desses contratos.

A atuação do grupo consistia na utilização de entidades de direito privado, sem fins lucrativos, para justificar celebração de contratos e convênios diretos com o Ministério e Unidades do Sistema S. Tais contratos, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade eram superfaturados e/ou com inexecução parcial.

Os recursos decorrentes deles eram posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial, por intermédio de empresas de fachada.