02 de ABRIL, dia mundial de conscientização do AUTISMO - DOURADINA NEWS - A NOTÍCIA COM CREDIBILIDADE!

22º min
32º min



Douradina - MS, sexta-feira, 30 de julho de 2021

02 de ABRIL, dia mundial de conscientização do AUTISMO

Conheça mais sobre o Autismo com a Professora Natália Oliveira, mãe da Luísa de 6 anos.

Publicado em: 02/04/2021 às 07h44

Natália Oliveira

Professora Natália e sua filha Luísa.

Gostaria de iniciar esse texto com a seguinte frase: “Somos todos especiais, cada um com suas características e isso nos tornam únicos.” 02 de abril é o dia em que o autismo se torna o foco tanto nas redes sociais quanto nas conversas em família, mais porque é tão importante falar sobre esse tema? E eu como mãe de uma linda mocinha de 6 aninhos autista te respondo de todo o meu coração... Conscientizar as pessoas em geral sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) é demonstrar amor, cuidado, carinho e empatia, costumo dizer que em algum lugar distante ou perto de você que esta lendo esse texto pode ter um colega, um amigo ou até um familiar precisando conhecer mais sobre essa condição, suas características, sinais na infância e etc.

Cada criança autista pode variar os comportamentos, tendo como principais características a dificuldade na comunicação, interação social em restringida e alguns padrões de comportamentos repetitivos, além de muitas outras características, pois como estamos falando de um espectro isso se torna bastante complexo.

Entender melhor sobre o autismo e tudo que envolve esse transtorno é a chave para ajudar a diminuir o preconceito, aumentar a conscientização e principalmente fazer com que a sociedade aceite e respeite as crianças e adultos que estão dentro desse espectro.

O autismo em geral é representado por peças de quebra-cabeça, a cor azul e a fita de conscientização. Abaixo irei explicar sobre esses símbolos:

A cor AZUL: o azul representa a maior incidência de casos de autismo em pessoas do sexo masculino.

A peça de QUEBRA-CABEÇA: representa a complexidade do autismo e seus diferentes espectros que se encaixam formando o TEA.

A FITA de conscientização: ela foi transformada em uma fita de quebra-cabeça e é tida como o sinal universal de conscientização do autismo. Além de trazer o quebra-cabeça, suas peças são em cores diferentes e isso representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.   

Lembram-se da frase no inicio desse texto? Então, o que podemos perceber é que o processo de juntar as peças desse quebra-cabeça que é o autismo faz com que as vertentes de que cada pessoa é única e tem suas próprias características venham à tona.

Espero ter ajudado vocês a conhecer um pouco mais sobre o autismo e deixo como um apelo no final desse texto que sempre que possível compartilhem sobre o TEA, muitas pessoas precisam conhecer mais sobre esse transtorno.

Gratidão pela oportunidade!

Natalia Oliveira Professora de Geografia formada pela UFGD, Pós Graduada em Educação Especial e principalmente a MÃE da Luísa diagnosticada com autismo em 2018.