DSEI/SESAI é o órgão responsável pela coleta de lixo hospitalar em aldeia indígena de Douradina. - DOURADINA NEWS - A NOTÍCIA COM CREDIBILIDADE!

22º min
32º min



Douradina - MS, sábado, 16 de outubro de 2021

DSEI/SESAI é o órgão responsável pela coleta de lixo hospitalar em aldeia indígena de Douradina.

Publicado em: 24/06/2021 às 14h53


Foto: PÁGINA OFICIAL DO SESAI

Diante de alguns questionamentos da comunidade local, o site Douradina News que preserva procurar a fonte da informação e divulgar conteúdo baseados na verdade, entrou em contato com a Secretária de Saúde Ângela Marques e com a Coordenadora da Vigilância sanitária de Douradina Ester Torrezan, no intuito de obter informações sobre a questão do lixo hospitalar do Posto de Saúde da aldeia indígena Panambi/Lagoa Rica.

De acordo com a secretária municipal de Saúde Angela Marques, a Saúde indígena não é de responsabilidade do município, porém, a Prefeitura de Douradina sempre manteve uma parceria com o DSEI/SESAI tanto da coleta de lixo hospitalar, como internet e materiais. “Sempre fomos e sempre seremos parceiros quanto a saúde da comunidade Indígena, vi uma matéria dizendo que não há perspectivas para solucionar o problema, porém existe uma Portaria Federal N° 280 de 29 de junho de 2020 que regulamenta sobre a implementação e operacionalização do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, onde os órgãos gestores são responsáveis pela coleta, transporte e descarte correto do lixo hospitalar e não a Prefeitura Municipal.”

Ainda de acordo com a secretária, a vigilância sanitária do município verificou em 10/02/2021 o descarte incorreto do lixo por parte do posto de saúde, assim notificou por meio de ofício tanto a técnica de enfermagem do posto, como a coordenadora do órgão responsável do polo base de Dourados na data de 24 de fevereiro de 2021. Como não foi tomada as providências necessárias, a Secretaria Municipal de Saúde notificou novamente o DSEI/SESAI de Dourados em 03 de março de 2021, comunicando ainda a data da última coleta para o dia 08 de março de 2021.

Diante do exposto e pela falta de providências cabíveis por parte do órgão competente, a Prefeitura Municipal de Douradina comunicou o MPF, através do técnico do MPU- Segurança Institucional, senhor Lucas, em 31 de maio de 2021 para o conhecimento do procurador afim de medidas legais.

Ainda de acordo com a secretária de Saúde, o engenheiro da SESAI entrou em contato com ela por meio de whatsApp e se comprometeu efetuar a coleta, transporte, destinação correta e a colocação dos recipientes para armazenamento correto até a próxima coleta de acordo com a lei.

Informações mais recentes são de que nesta manhã de quinta-feira (24), a SESAI já retirou grande parte do lixo e que a tarde finalizará a limpeza do local e destinação correta do material.

Douradina News sempre trazendo a notícia respaldada por documentação comprobatória em respeito ao leitor e a população de Douradina e região.

Segue abaixo cópia dos ofícios citados na matéria.



Abaixo está outro oficio enviado em arquivo PDF:

oficio sesai.pdf