Semana será de chuvas fortes e ventania em todo Mato Grosso do Sul - DOURADINA NEWS - A NOTÍCIA COM CREDIBILIDADE!

22º min
32º min



Douradina - MS, sábado, 16 de outubro de 2021

Semana será de chuvas fortes e ventania em todo Mato Grosso do Sul

Clima continuará abafado, com média de temperaturas na casa dos 30 ºC

Publicado em: 04/10/2021 às 07h22

Gabrielle Tavares

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover em todo Mato Grosso do Sul nesta semana, com possibilidade de ventanias e trovoadas.

O meteorologista do Inmet, Cleber Souza explicou que há grandes chances de chuvas durante todos os dias da semana, com exceção de terça-feira (5).

As temperaturas podem cair, mas não devem ficar muito abaixo dos 20 °C. "Como estamos na primavera, não vai fazer frio intenso. Nessa época do ano, a radiação solar vai ficando cada vez mais forte", disse Souza.

Na Capital, a temperatura mínima será de 20 °C, com máxima de 35 °C. Em Corumbá, a máxima poderá chegar até os 41 °C, com mínima de 18 °C.

Em Três Lagoas, mínima de 23 °C e máxima de 38 °C; em Dourados, as temperaturas ficarão entre 18 °C e 36 °C; já Ponta Porã terá as menores mínimas, com 17 °C, mas as máximas chegarão aos 35 °C.

"Frente fria muito intensa, daquelas que cobrem o sol, deve ser só na semana que vem, nessa semana será só chuvas", completou o meteorologista.

O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec) faz algumas recomendações em casos de fortes chuvas, entre elas:

  • Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
  • Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.

Primavera

A primavera, estação do ano de transição entre o inverno e verão, começou em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul e terminará em 21 de dezembro.

O período é marcado por floração das árvores, com dias mais longos e noites mais curtas. Além disso, ela nunca ocorre ao mesmo tempo em dois hemisférios.

Neste ano, a estação será quente e seca no Estado, a previsão é que as chuvas fiquem abaixo da média na maioria dos municípios.

As chuvas isoladas, irregulares e mal distribuídas poderão causar transtornos e prejuízos às pessoas e edificações.