Com 61% da população imunizada, MS comemora dois dias seguidos sem mortes por Covid no estado - DOURADINA NEWS - A NOTÍCIA COM CREDIBILIDADE!

22º min
32º min



Douradina - MS, segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Com 61% da população imunizada, MS comemora dois dias seguidos sem mortes por Covid no estado

Informação foi divulgada em boletim epidemiológico nesta quarta-feira (13). 'Resultado mostra o impacto da vacinação em massa', afirma infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda.

Publicado em: 14/10/2021 às 07h04

Por João Pedro Godoy, g1 MS

Mato Grosso do Sul não apresenta mortes por Covid-19 há dois dias. A informação foi trazida pelo boletim epidemiológico divulgado, nesta quarta-feira (13), pelo Governo do Estado. O resultado foi celebrado por autoridades em redes sociais e também por especialistas em saúde.

Segundo o boletim, uma nova morte por Covid foi computada nesta quarta. No entanto, o óbito foi registrado em maio deste ano e só, nesta data, foi divulgada a causa da morte, de uma mulher de 74 anos.

De acordo com o infectologista, professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Julio Croda, a diminuição de mortes reflete diretamente a celeridade da vacinação no estado. Segundo dados do Vacinômetro do governo do estado, 61.04% da população de Mato Grosso do Sul já está com o esquema vacinal completo (ao menos duas doses ou a dose única da vacina da Janssen).

 "Esse resultado mostra o impacto da vacinação em massa e da adesão da população à proposta do Governo do Estado de vacinar o mais rápido possível toda a sua população. A gente espera que esses indicadores sigam muito baixos, que as pessoas continuem se vacinando, pois só assim reduziremos o impacto da doença, o número de pessoas internadas e também o impacto econômico", afirma.

 O resultado foi celebrado também pelo Secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende. "Dois dias em que a nossa gente pode respirar aliviada, mas ainda com consciência, respeito e cautela, pois ainda temos dezenas de pacientes em Leitos Clínicos e UTIs necessitando de muitos cuidados. Estamos perto, vai passar. Se você ainda não se vacinou, procure uma unidade de saúde e faça a sua parte, para quem já está nas doses de reforço", reafirmou, em suas redes sociais.

O boletim epidemiológico também apontou para 68 novos casos da doença nas últimas 24 horas no estado. A média de mortes nos últimos 7 dias no estado chegou a 3,3, o menor número desde maio do ano passado em Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo a plataforma Vacinômetro, o estado aplicou 3.863.165 doses de vacinas contra a Covid desde o início da imunização contra a doença. Desde o início da pandemia, 374.745 casos de Covid foram registrados em Mato Grosso do Sul, com 9.602 óbitos.