Aulas presenciais retornam hoje para 300 mil alunos - DOURADINA NEWS - A NOTÍCIA COM CREDIBILIDADE!

22º min
32º min



Douradina - MS, quinta-feira, 7 de julho de 2022

Aulas presenciais retornam hoje para 300 mil alunos

São 109 mil alunos da rede municipal e outros 190 mil estudantes da rede estadual de ensino

Publicado em: 03/03/2022 às 07h11


Esta quinta-feira, 3, marca o retorno para a sala de aula dos 109 mil alunos matriculados na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, quase dois anos depois da implementação do ensino remoto por conta da pandemia da covid-19. São 204 unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental, localizadas na Capital, mas também nos distritos de Anhanduí, Rochedinho e até no campo, que devem manter os protocolos de biossegurança contra o novo coronavírus, para garantir a segurança das crianças e adolescentes.

Os alunos vão receber durante os primeiros dias o uniforme e também o kit de material que contém lápis, tesoura, cola, lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, agenda, cadernos diversos, régua, cola colorida, apontador, borracha, tinta guache, com variações de acordo com o ano escolar. Os uniformes são entregues pelas escolas diretamente aos alunos – mediante contato feito por cada escola com os responsáveis pelos alunos – desde o grupo 1 (alunos de 4 meses) até o 9º ano do ensino fundamental das escolas urbanas e do campo e os estudantes da EJA, recebem, de acordo com o ano e a unidade escolar, camiseta, bermuda, blusa de moletom, calça, jaqueta, mochila, tênis. Os alunos das escolas do campo também recebem uma botina.

Além dos reparos, pintura e limpeza das unidades escolares, que foram realizados durante o período de férias, também foi realizada a pintura da faixa de pedestres e das vias na frente das escolas. A Semed entregou 1,5 mil novos conjuntos escolares – de mesas e cadeiras – e ainda material de limpeza e higienização para serem usados nas unidades.

Os itens não perecíveis da merenda escolar começaram a ser entregues para as unidades no dia 31 de janeiro, até agora são aproximadamente 74 toneladas de alimentos secos como arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite, além de congelados – carnes, filé sassami e polpa de fruta.

A partir de quinta-feira (3), a SUALE (Superintendência de Alimentação Escolar) dará início a entrega das verduras, legumes e frutas para todas as escolas da Reme. São em média 42 cardápios para atender inclusive crianças com alguma intolerância ou alergia (intolerância a lactose e glúten, diabéticas), além das escolas rurais e do campo, e as Escolas de Educação Infantil (Emeis).

Estaduais - Nesta quinta-feira (03), também retornam as aulas presenciais da rede estadual de ensino. São quase 190 mil estudantes matriculados nas 348 unidades escolares da rede, presentes nos 79 municípios do Estado. Para o retorno, os estudantes da Rede contam com as entregas dos kits e uniformes escolares que, juntos, somam R$ 17,6 em investimentos. Serão mais de 196 mil kits escolares 306 mil camisetas e quase 150 mil bermudas, além dos uniformes que atenderão cerca de 1,5 mil estudantes matriculados nas escolas cívico-militares da rede estadual de ensino. 

Entre as novidades para este ano, está a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas que trabalham com a oferta desta etapa da educação básica. A mudança vai promover uma nova estruturação do currículo, com uma composição comum a todos os estudantes, intitulada Formação Geral Básica (FGB) e uma composição flexível, chamados de Itinerários Formativos (IF), cuja proposta é garantir a autonomia do estudante na escolha entre diferentes roteiros para sua formação.

Em Mato Grosso do Sul, a novidade será aplicada nas três séries do Ensino Médio já a partir deste ano, após 1 ano de aplicação em formato de projeto-piloto, em 122 escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em 2021.

Outro ponto de destaque é o avanço do Ensino em Tempo Integral. Com a formatação da proposta e planejamento realizado pela SED, o trabalho ganhou força e o resultado foi um aumento constante no número escolas da Rede que trabalham a oferta dessa modalidade, por meio do Programa Escola da Autoria, criado em 2015, e que chega ao total de 132 escolas em 2022.

Calendário

O calendário Escolar 2022, a ser operacionalizado nas escolas e centros da Rede Estadual de Ensino, define a duração de 205 dias para o ano escolar, com 13 sábados letivos, distribuídos em 200 dias letivos, 4 dias para a realização de Exames Finais, 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final.

O início das aulas será nesta quinta-feira, dia 03 de março, com recesso escolar entre os dias 11 e 25 julho. O término do ano escolar está previsto para o dia 22 de dezembro de 2022.